Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

sábado, 17 de setembro de 2011

Confira excelentes dicas de Português



 O professor de Português Heber Vieira enviou para os leitores do blog este excelente texto, com dicas para provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Vale a pena conferir!!

 “Como professor de português para concursos, quero registrar algumas dicas interessantes para o sucesso na minha disciplina. Em primeiro lugar, obviamente, é necessário domínio gramatical em todos os conteúdos, mas uma classe de palavras deve ser levada sempre em consideração e deve fazer parte do dia a dia de quem está na disputa por uma entrada no serviço público: o verbo. É impressionante a quantidade de questões referentes a esse conteúdo. O conteúdo de verbos, na FCC, é dividido em itens de regência, concordância, vozes e tempos verbais.

Em segundo lugar, é necessária a prática constante de questões de provas de concursos anteriores realizadas por essa banca . As questões normalmente têm enunciados que se repetem. A prática contínua, portanto, só ajudará o candidato na hora da prova. Quero destacar também um tipo de conteúdo que ultimamente tem caído bastante nas provas da Carlos Chagas: o uso das conjunções na reorganização de um período. É claro que todo mundo se lembra daquela sequência decoreba de conjunções adversativas ( mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) todas vistas na escola.


Pois bem, veja o que acontece com esta questão da FCC que ocorreu recentemente. Muitos candidatos acharam que estava errado o gabarito e chegaram até a entrar com recurso, por julgar que a conjunção adversativa PORÉM naquela estrutura, poderia ser substituída por MAS.

“A própria legislação admite que a identidade seja confirmada em recinto policial. A imposição de multa, porém, parece abusiva.

 Propõe-se a organização das frases acima num só bloco, iniciado por “A imposição de multa parece abusiva”. Para que o sentido original se mantenha, as frases terão de ser conectadas por meio de

 (A) ainda que.
(B) mas.
(C) dado que.
(D) contanto que.
(E) visto que.”

 Observe que a proposta da organizadora na reescritura foi começar o período com uma oração que, no enunciado anterior, estava com conjunção, mas na proposta atual, não há conectivo. Bem, quando isso ocorrer, nunca substitua uma adversativa por outra de mesma sequência. O conector obrigatório sempre será concessivo. Isso mesmo. Elementos como conquanto, mesmo que, ainda que, por mais que, a despeito de, embora, apesar de, não obstante farão parte da nova estrutura, com os ajustes de formas verbais, quando necessários.

A resposta correta está na letra A.

Vamos a um outro exemplo simples:

- Ela não estudou, mas passou no concurso.

 Reescrendo o período iniciado por “ Ela passou no concurso”, a continuação não será substituída por uma adversativa, e sim concessiva, ficando:

1. Ela passou no concurso conquanto não tivesse estudado.
2. Ela passou no concurso apesar de não ter estudado.
3. Ela passou no concurso embora não tivesse estudado.

Todas as construções enumeradas constituem acerto quanto à reescritura.

 Então acertemos sempre esse tipo de questão da FCC. Ela passou recentemente a cair bastante. Pesquisei e achei outra semelhante. E é claro que você vai acertar:

Haverá muito exagero, talvez, nessa consideração ma-chadiana,mas ela não deixa de ser instigante (…).

Reescrevendo-se a frase acima, começando-se por Essa consideração machadiana não deixa de ser instigante, a correção e o sentido não serão prejudicados com esta complementação:

(A) por conta, talvez, de seu grande exagero.
(B) conquanto seja talvez bastante exagerada.
(C) haja vista seja, quem sabe, muito exagerada.
(D) até porque há nela bastante exagero.
(E) no caso de que nela possa haver exagero.

 Você acertou em fração de segundos essa questão, não foi?. Na oração de um período, cuja conjunção adversativa se fazia presente, a reescritura do período sem a conjunção será com um conec-tivo concessivo na outra oração, por isso a resposta será letra B.

Bons estudos e muito sucesso!

Um grande abraço do amigo Heber Vieira”

 recifeolinda@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário