Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

sábado, 17 de setembro de 2011

Professor dá dicas de Informática

Informática é de fato o calo de muitos concurseiros. As bancas sabem disso e não perdem a oportunidade de explorar os vários assuntos dessa matéria de forma a tornar a disciplina um diferencial na nota final do candidato. Para ajudar na nossa preparação, o professor de Informática Alexei Silva elaborou um texto com algumas dicas para as provas, principalmente as feitas pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Confiram!

“Os principais assuntos a serem estudados são: Hardware, conceitos de softwares (Sistemas Operacionais, Utilitários, Aplicativos, Software Livre, Software Comercial), também temos os Sistemas Operacionais Windows XP/Vista/Seven e Linux, Office 2003 (mesmo sendo “antigo” este Office foi utilizado na prova do Amapá pela FCC a alguns dias), Office 2007/2010. O BrOffice (LibreOffice) na versão 3.2.1 e 3.3.3, conceitos de Internet (Protocolos, meios de conexões a Internet, Navegadores Internet Explorer nas versões 6, 7 e 8.0, e Mozilla Firefox, programas gerenciadores de E-mails (Outlook Express 6 e Mozilla Thunderbird) e finalmente Vírus, antivírus, Worms, Cavalo de Tróia, Segurança (Criptografia, assinatura digital, certificação digital).





Fiquem atentos às teclas de atalho que as bancas solicitam normalmente do Sistema Operacional Windows, dos processadores de textos Word e BrOffice Writer, dos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox. Quando as bancas utilizam o Office 2007 e/ou 2010 elas abordam bastante as guias e os seus grupos, ou seja, decorem os nomes das guias e os grupos pertencentes a cada guia com os seus respectivos botões.

As questões de Excel, normalmente, possuem fórmulas e funções onde a função SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, HOJE, AGORA, SE, dentre outras são bastante utilizadas. Em relação à Internet, tirando os navegadores, as questões são muito conceituais. A FCC tem um perfil de solicitar as questões por múltipla escolha aplicando mais teclas de atalhos e, atualmente, inovando com comandos passo a passo de menus e guias.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário