Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Justiça do Trabalho não é competente para coibir anúncios em classificados de empregos

Justiça do Trabalho não é competente para coibir anúncios em classificados de empregos 

Fonte: Jornal da Ordem

Expressões como boa aparência e boa apresentação, ainda que envolvam a dignidade do trabalhador, não configura relação de trabalho.

A Justiça do Trabalho não é competente para coibir anúncios nos jornais de grande circulação sobre emprego e estágio com teor discriminatório, com expressões como "boa aparência", "boa apresentação". A decisão é da 5ª Turma do TST, que julgou Ação Civil Pública apresentada pelo MPT contra o jornal O Estado de S. Paulo.

O TRT2 reformou a sentença que considerou a Justiça do Trabalho incompetente para julgar a ação. Pelo acórdão, a matéria era de natureza trabalhista e envolvia a dignidade do trabalhador que se inicia no mercado de trabalho.

No recurso, o jornal argumentou que a ação não dizia respeito a qualquer relação de trabalho, mas a uma relação civil entre a empresa e seus anunciantes, "decorrente do contrato de aluguel de espaço para veiculação de mensagens". Assim, não haveria relação de emprego entre ela e seus anunciantes ou entre ela e os candidatos às vagas de emprego ou estágio.

O relator do colegiado, ministro João Batista Brito Pereira, defendeu que o caso não competia mesmo à Justiça do Trabalho, pois não se originava de relação de trabalho, "uma vez que não há lide entre empregado e empregador", nem de outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho. O voto teve como base o artigo 114 da Constituição Federal, que trata da competência da Justiça do Trabalho. 

RR: 96000-63.2008.5.02.0014

Nenhum comentário:

Postar um comentário