Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Blogueira cubana pede apoio a Dilma para vir ao Brasil



Blogueira cubana pede apoio a Dilma para vir ao Brasil


A blogueira Yoani Sanchez (foto), dissidente cubana que ficou conhecida no mundo inteiro por suas críticas ao regime comunista fundado em 1959 pelo ex-ditador Fidel Castro, fez um apelo à presidente Dilma Housseff para ajudá-la a deixar a ilha. Sem obter autorização do governo comunista para viajar ao exterior desde 2004, Sanchéz postou no YouTube um vídeo no qual pede a Dilma para intervir junto às autoridades cubanas.

'Por favor, interceda por mim. Já fiz tudo o que está a meu alcance. O muro do controle, o muro da censura, o muro que me impede de viajar livremente e retornar à minha ilha parece não se mover. Ajude-me, por favor”, pede a blogueira à presidente Dilma. Além disso, Yoani Sánchez, que também é jornalista, refere-se no vídeo ao passado de Dilma durante a ditadura militar, quando a presidente foi presa e torturada por participar de movimentos de esquerda.

'Sei muito bem que ela (Dilma) sentiu na própria carne o que é a desproporção de poder entre um governo e um indivíduo, o que é o controle excessivo, a repressão. Então gostaria de apelar precisamente a este conhecimento histórico e pessoal que (ela) tem, de algo parecido com o que estou vivendo'. 

Segundo ela, esta é a 19ª vez que tenta conseguir autorização para viajar de Cuba para o exterior. Em todas as dezoito tentativas anteriores, Sánchez teve sua autorização negada. A dissidente ganhou notoriedade mundial a partir do seu blog, Generación Y, no qual comenta a situação política no país governado desde 2008 pelo presidente Raúl Castro, irmão de Fidel, e faz duras críticas aos dirigentes.


Confira abaixo o vídeo com o apelo de Yoani Sánchez: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário