Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

OAB-PE segue firme na luta contra o auxílio-paletó

OAB-PE segue firme na luta contra o auxílio-paletó




A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco anexou, na última sexta-feira (23), um novo documento à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela entidade contra o pagamento do auxílio-paletó. Desta vez, foi a decisão da Justiça de Goiás de suspender o pagamento da “ajuda de custo” paga aos deputados estaduais daquele Estado – também no início e no final de cada ano legislativo.


A decisão liminar foi dada atendendo a uma Adin do Ministério Público daquele Estado. Esta é terceira vez que a OAB-PE anexa documentação sobre decisões tomadas em outros Estados contra verbas pagas aos parlamentares que correspondem, de fato, ao pagamento do 14º e 15º salários. Em outros Estados, a iniciativa pioneira da OAB-PE de se insurgir contra esses repasses de maneira exitosa. Em São Paulo, o Ministério Público estadual também questionou juridicamente o pagamento e obteve sucesso. Já no Paraná, diante da pressão popular e do aviso do MP-PR e do Tribunal de Contas do Estado de que iriam atuar contra o auxílio-paletó, a Mesa Diretora do Legislativo achou melhor extinguir, por ato interno, esse benefício.


“Todas essas decisões, jurídicas ou administrativas, mostram que a sociedade não tolera esse privilégio imoral pago aos deputados. Cada vez que anexamos um desses documentos a nossa Adin, mostramos ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e à própria sociedade que estamos no caminho certo”, ressalta a presidente em exercício da OAB-PE, Catarina Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário