Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

sábado, 25 de maio de 2013

Roberto Gurgel "perde" prazo para recorrer ao STJ e livra Daniel Dantas da prisão

A serviço da direita
Roberto Gurgel "perde" prazo para recorrer ao STJ e livra Daniel Dantas da prisão
Ao contrário do procedimento adotado com os políticos do PT, que Gurgel acusou sem ter nem mesmo provas, com Daniel Dantas, a Procuradoria Geral da República deixou passar o prazo de recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça e livrou o banqueiro da condenação


Roberto Gurgel livra o banqueiro Daniel Dantas da prisão
(Foto: internet)

A procuradoria-geral da República deixou passar o prazo para recorrer no Superior Tribunal de Justiça da decisão que anulou as provas obtidas pela Polícia Federal na Operação Satiagraha.

A informação foi divulgada pelo delegado da PF, Protógenes Queiroz, responsável pela operação.

O banqueiro Daniel Dantas se livrou da prisão porque Roberto Gurgel perdeu o prazo de uma decisão que muitos ministros do STJ consideravam absurdas e que facilmente cairia no plenário.

As desculpas de Gurgel é que a procuradoria não teria sido notificada e que depois passou para um subprocurador que teria se aposentado. É evidente que nenhum advogado perderia o prazo em um processo como esse.

O fato mostra como é escandalosa a atuação da procuradoria-geral da República (PGR). No ano passado, Gurgel acusou sem provas políticos do PT pelo “mensalão” e ainda queria que o STF passasse por cima da Constituição e cassasse os mandatos dos parlamentares considerados culpados, antes da fase de recursos e sendo que cabe somente à Câmara dos Deputados a cassação.

Agora, diante de inúmeras provas, Gurgel simplesmente deixou passar o prazo para recorrer da decisão que livrou Daniel Dantas.

Daniel Dantas já sabia que ia conseguir o apoio do Ministério Público Federal para se livrar da prisão. Ele teria dito a seu advogado: “resolva meus problemas na primeira instância, que lá em Brasília eu resolvo”.

A imprensa capitalista também sequer noticiou o fato.

A Operação Satiagraha prendeu Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas por desvios de verbas públicas e crimes financeiros. O então presidente do STF, Gilmar Mendes, agiu em defesa de Dantas, pedindo o afastamento dos três delegados envolvidos nas investigações que condenavam o banqueiro.

No ano passado, alguns blogueiros comemoraram o recurso da PGR junto ao STF contra a decisão do STJ que anulou toda a operação Satiagraha, achando que isso demonstrava que apesar de Daniel Dantas ser um banqueiro poderoso, tendo ligações com ministros como Gilmar Mendes e inúmeros parlamentares, ele seria condenado.

A nova ação da PGR, sob o comando de Gurgel, mostra exatamente o oposto. Quando é para condenar inimigos políticos, não precisa nem de provas, quando é para livrar os amigos da condenação, deixa passar o prazo para pedir o recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário