Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Polícia Operativa: farda justiceira


30/09/2011 - 10:00 51 views - comente agora



LUIZ FLÁVIO GOMES*

Aos policiais brasileiros são imputados frequentemente vários crimes que teriam sido cometidos de forma arbitrária, vingativa, ou seja,fora da lei. Somente nos últimos meses se tornaram famosos os casos da juízado Rio de Janeiro, o casoJuan (também no Rio de Janeiro), o caso dos caixaseletrônicos em São Paulo etc.

Para reflexão: a origem da estruturação policial no Brasil não foge da linha autoritária da criação do próprio Estado. Como bem sublinhou José de Souza Martins (O Estado de S. Paulo de 18.09.11, p. J5),



“Nossas polícias, remotamente, surgiram como alternativa para o jagunço privado dos potentados locais, quando se constituiu o Estado nacional. Quando do combate ao cangaço, nos anos 20 e 30, literalmente não havia diferença entre a composição dos bandos de cangaceiros e a composição da polícia que os combatia. No fundo, os policiais não atuavam como agentes do serviço público, mas como cangaceiros do Estado. A mentalidade era a mesma. O recrutamento dos policiais ainda se dá na camada da população mais próxima da mentalidade localista, para a qual os valores e distinções de público e privado são tênues e em que a farda legitima ímpetos de poder pessoal e não a impessoalidade do Estado”.

*LFG – Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes. Foi Promotor de Justiça (1980 a1983), Juiz de Direito (1983 a1998) e Advogado (1999 a2001). Acompanhe meu Blog. Siga-me no Twitter. Encontre-me no Facebook.





Nenhum comentário:

Postar um comentário